"Prefiro ter sentido seu cabelo uma vez, prefiro ter tocado sua mão uma vez, prefiro ter lhe beijado uma vez, do que passar a eternidade sem isso."

Cidade dos Anjos

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Pau-brasil, um grande aliado na luta contra o câncer

Perguntaram ao Dalai Lama:

- O que mais te surpreende na humanidade?
E ele respondeu:

- Os homens... porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.

E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro, e vivem como se nunca fossem morrer...  e morrem como se nunca tivessem vivido.

Dalai Lama


Definição

Pau-brasil é o nome genérico que se atribui a várias espécies de árvores do gênero Caesalpinia presentes na região da Mata Atlântica brasileira.

O nome de nosso país teve origem nesta árvore.

Uma das características mais importantes do pau-brasil é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha, por ser de alta qualidade, a madeira desta árvore é muito usada na fabricação de instrumentos musicais como, por exemplo, violinos, harpas e violas.

A presença de pau-brasil na Mata Atlântica era muito grande até o século XVI, porém, com a chegada dos portugueses ao Brasil teve inicio a extração predatória do pau-brasil.

Os portugueses extraíam a madeira para vender no mercado europeu, a madeira era transformada em móveis, enquanto o extrato era usado na produção de corante vermelho.

Atualmente, é baixa a presença de pau-brasil na Mata Atlântica, inclusive, existe lei federal que considera crime o corte ilegal desta árvore.

No dia 3 de maio comemora-se o Dia Nacional do Pau-brasil.
___________________

Texto retirado do site: "Sua pesquisa.com"
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/pau-brasil.htm
___________________

Fotos Google:









Postagens Populares Mãe Terra

Distante dos olhos, tão perto de mim...